Museu de Arte Sacra de Santa Maria de Alvarelhos

O Museu de Arte Sacra da paróquia de Alvarelhos “nasceu” na cave da capela mortuária. Foi inaugurado pelo então prelado portucalense, D. Armindo Lopes Coelho, no dia 2 de Setembro de 2001. Nesse dia, no Livro de Honra, o Vereador da Cultura do Município da Trofa, eng. António Pontes, deixou estas palavras:
         “Ao Pe. Ramos e à Paróquia de Alvarelhos, as minhas felicitações por este passo no sentido da preservação do património religioso e cultural, contributo inolvidável para este jovem concelho da Trofa”.
         Nesse mesmo dia, um dos visitantes – Emanuel Gomes – registava a sua apreciação no “Livro de Honra”:
         “Não é possível conhecermos o presente e adivinharmos o futuro se não tivermos uma ideia do que foi o passado. Urge preservar aquilo que fomos no sentido de recuperar a nossa identidade”.
         Foram muitas as pessoas que ao longo de aproximadamente dois anos passaram pelo Museu de Arte Sacra. E a opinião unânime dos visitantes era que aquele espaço se estava a tornar bastante exíguo para albergar um tão vasto espólio. Por isso, a Fábrica da Igreja decidiu transportar todas as peças de arte para um novo e mais amplo espaço. Desta feita, no dia 20 de Julho de 2003, o Museu reabria as suas portas no 1º andar do nº29 da Rua de Santa Maria. Uma das suas primeiras visitantes – Angélica Costa – deixava gravado este testemunho:
         “É de louvar todo o esforço que se vê aqui, neste Museu. Não desanimem porque, por vezes, este grande esforço nem sempre é aplaudido, mas no entanto não desistam. O trabalho ainda agora começou, uma grande etapa já passou…”
         Um outro visitante – Lúcio Maia Ferreira – deixava no Livro dos Visitantes as suas impressões:
         “O Museu de Arte Sacra de Alvarelhos, reunindo a história de, pelo menos o último século, é depositário de uma grande riqueza, não só pelas belas peças expostas, como pelo fazer reviver e relembrar factos marcantes das gentes desta bela terra e acontecimentos que foram marcantes na história da freguesia. Parabéns e procuremos, todos, enriquecê-lo”.