SANTUÁRIO DE SANTA EUFÉMIA

Este Santuário está situado no ponto mais alto da Serra de Alvarelhos, denominada há já vários séculos "Monte de Santa Eufémia".
Ali foi construída, em data ignorada, uma pequenina ermida em honra de Santa Eufémia. Num documento de 1636, a propósito da delimitação das Terras da Maia que pagavam dízimos ao Mosteiro de Vairão, faz-se alusão ao "Monte de Santa Eufémia". Se a imagem de pedra ançã existente no Santuário for a da primitiva capelinha, poderemos concluir que a mesma terá sido edificada no último quartel de 1500.
Em 1728 foi construída uma capela maior. Podemos ler na padieira da porta principal: "OBRAS DOS DEVOTOS DE AMOR E GRAÇA QUE SANTA EUFÉMIA PAGA 1728".
No depoimento redigido a 24 de Abril de 1758 para o Dicionário Geográfico e Corográfico de Portugal, mais conhecido por "Memórias Paroquiais", o Pároco de Alvarelhos, António Moreira, escreveu: "Tem esta freguesia cinco capelas ou ermidas, a saber: a primeira de Santa Eufémia, que fica pela parte do poente, em cima de um alto monte, do qual se descobre bastante terra e mar, que a juízo prudente, para qualquer das partes descobrirá a longitude de três léguas. A esta Santa acode em romaria na dominga terceira do mês de Setembro de cada ano bastante gente de várias partes".
O único ex-voto (pintura a óleo sobre madeira) que chegou até nós, atesta a centenária devoção à Santa mártir de Calcedónia. Nele está gravada a seguinte inscrição: "A gloriosa Sta. Eufémia livrou dois devotos seus um eclesiástico e outro secular de perigos mortais em mar e em enfermidades cujo patrocínio estes invocaram depois que não valessem votos a outros santos - Ano de 1785". Este templo foi reformado em 1899 e, um século depois (1996), restaurado, ampliado e totalmente renovado. Possui três altares. No altar principal estão as imagens de Santa Eufémia, São Barnabé e Santa Quitéria. Nos dois altares colaterais são veneradas, no da esquerda, Santa Rita de Cássia, e no da direita, Santa Luzia. Ao lado da mesa da celebração, sobre um pequeno pedestal de pedra de granito, é venerada a imagem de Santo Expedito.
A poucos metros do Santuário existe uma monumental cruz de granito, artisticamente trabalhada, com 14 metros de altura. Foi erigida no início do séc. XX e solenemente benzida pelo então Prelado portucalense, D. António Barroso, em 11 de Setembro de 1904.

 

         Ver mais clique aqui!