Voz do Pastor

BEM-VINDO, AMIGO!

Amigo(a), as páginas que seguidamente irás folhear não são propriamente um tratado de teologia nem tampouco um compêndio de “textos selectos” da Sagrada Escritura, mas unicamente umas singelas palavras de reflexão acerca da Palavra de Deus, palavras essas que, semana após semana, partilharei também contigo neste espaço. Poder-lhes-ás chamar “Palavras fundamentadas na Palavra”.
         Digo com uma certa frequência e com muito orgulho que sou filho de um operário analfabeto e de uma jornaleira com a 2ª classe. Orgulho-me das minhas raízes. Sou do povo e, por isso, como afirmava o Pe. Émile Anizan (fundador dos Filhos da Caridade), “tenho a doença do ministério do povo”. Estou a realizar o grande sonho da minha vida: ser pároco de aldeia. Logo, a linguagem utilizada nos meus textos, é simples, despretensiosa, sem quaisquer artifícios literários ou barroquismos linguísticos. Também não sou um orador da craveira do nosso grande e inigualável Pe. António Vieira! Falo como o povo a quem sirvo e a quem muito estimo. Fiel à verdade libertadora do Evangelho, e também porque não sou concorrente de um qualquer concurso de “mister simpatia”, uso uma linguagem muito frontal. À semelhança de um dos pais da nossa democracia, o grande missionário Pe. Joaquim Alves Correia, sempre me recusei a ser “cão mudo”. Se o fosse, seria digno de todos os epítetos, mas ostentaria indignamente na fronte o nome CRISTÃO. Gosto de caminhar “rasteirinho à erva, porque destas alturas nunca ninguém caiu” (Pe. Américo). O meu lema de vida é este: “de joelhos diante de Deus e de pé diante dos homens”.  É assim que eu vou caminhando em busca da Luz!      O verdadeiro teólogo não é aquele que tudo sabe sobre Deus, mas antes alguém que se questiona, que se interroga. São Mateus é o único dos quatro evangelistas a narrar o episódio de “uns Magos vindos de longe”. Estes Magos entram em cena com uma pergunta: “onde está o Rei dos Judeus que acaba de nascer?” Como os Magos, o teólogo é alguém que se interroga, que busca, que procura.
Aprendiz da vida e do Mistério, com frequência me interrogo: qual é o caminho mais seguro para chegar Àquele que é o CAMINHO? E, muitas vezes, no meio das vicissitudes do tempo presente, a estrela que me conduz também se esconde. Tantas e tantas vezes – como tu certamente – fico à deriva. Estão-me bem gravados na memória os dez primeiros (e verdadeiramente arrepiantes) anos da minha vida de pastor… Quantas vezes desanimei e me interroguei! Quantas vezes perguntei a mim mesmo se me não teria enganado no caminho! Quantas vezes, ao ser repelido e pisado pelos sempre actuais e execráveis “Doutores da Lei”, à semelhança de Job, exclamei: “Não vive o homem sobre a terra como um soldado? Não são os seus dias como os de um mercenário?” Mas, finalmente, após dez anos e quatro meses de “noite escura”, “a estrela que tinha aparecido no Oriente se colocou novamente no caminho”… E, hoje, reconheço que, afinal, valeu a pena ter prosseguido a caminhada porque, como diz o nosso povo, “a verdade é como o azeite: vem sempre à tona da água”. Disso dará testemunho o meu “Diário de Um Pároco de Aldeia”, que por agora ainda não pode abrir os olhos para luz do dia…
         Tenho a certeza que também tu, amigo(a), te interrogas, procuras. Espero que estes textos te ajudem a caminhar, a encontrar resposta para as tuas dúvidas. Que, ao lê-los, encontres a paz que almejas! Que eles te ajudem a encontrar-te contigo mesmo, com os outros e com o Outro!...
         Obrigado, amigo(a), por me fazeres companhia nos tortuosos caminhos do tempo como aprendiz da vida e do Mistério!
         Boa viagem!

José Rocha Ramos


Alocução (São Romão 13 de Maio 2016)

AS OBRAS DE MISERICÓRDIA

HOMILIA 8º domingo comum A

HOMILIA (2º Domingo da Quaresma B)

HOMILIA (10º domingo comum C)

HOMILIA (21º domingo comum A)

HOMILIA (23º domingo comum A)

HOMILIA (25º domingo comum A)

HOMILIA (26º domingo comum A)

HOMILIA (Ano da Misericórdia)

HOMILIA (Cristo Rei A)

HOMILIA (Domingo de Ramos)

HOMILIA (Exaltação da Santa Cruz)

HOMILIA (Funeral da Emilinha do Coutinho)

HOMILIA (Quinta-Feira Santa C)

HOMILIA (Sagrada Família)

HOMILIA (Sexta-Feira Santa C)

HOMILIA (Todos os Santos 1)

HOMILIA (Todos os Santos)

HOMILIA 1º domingo da Quaresma A